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ATENCAO PRIMARIA A SAUDE []
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Id:322 - (856)
Autor:Carvalho, Mônica Sampaio de; Souza, Maria Fátima de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Como o Brasil tem enfrentado o tema provimento de médicos?^ipt / How has Brazil dealt with the topic of provision of physicians?
Fonte:Interface comun. saúde educ;17(47):913-926, 2013. .
Resumo:Analisa-se como o Brasil tem enfrentado a carência de médicos nas tentativa de superar a situação de forma articulada com as políticas de saúde e estratégias de formação e fixação desses profissionais, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Tomou-se como estudo de caso o Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) criado pelo governo federal em 2011, que busca prover profissionais de saúde para as localidades necessitadas, destacando-se as seguintes ofertas do programa: pontuação de 10% nas provas de residência após avaliação do profissional e atividades estruturadas de educação a distância e supervisão. O PROVAB foi analisado dentro do contexto atual da política de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na tentativa de compreender sua implementação mediante discursos, movimentos, acontecimentos e dados qualitativos e quantitativos, disponibilizados pelo Ministério da Saúde.Dessa forma, apontam-se caminhos para o desenvolvimento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Brasil (AU).^ipt.
Descritores:Atenção Primária à Saúde
Educação Médica
Política de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832013000400012

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Id:312 - (846)
Autor:Diehl, Eliana Elisabeth; Pellegrini, Marcos Antonio.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Saúde e povos indígenas no Brasil: o desafio da formação e educação permanente de trabalhadores para atuação em contextos interculturais^ipt / Health and indigenous peoples in Brazil: the challenge of professional training and continuing education of workers in intercultural contexts
Fonte:Cad. saúde pública;30(4):867-874, 2014. .
Resumo:Este artigo visa a refletir sobre a formação e educação permanente de trabalhadores da e para a saúde indígena, diretriz da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas que se apresenta atrasada e inconclusa na agenda oficial. Partindo das proposições intersetoriais dos Ministérios da Saúde e da Educação direcionadas à formação em saúde, destacamos o caso da atenção à saúde indígena, apontando que as iniciativas oficiais na área ainda necessitam incorporar o conceito de educação permanente, que é um potente instrumento para o favorecimento do diálogo intercultural e orientação das práticas sanitárias. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Indígena
Serviços de Saúde do Indígena
Atenção Primária à Saúde
Educação Continuada
Formação de Recursos Humanos
Políticas Públicas de Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2014000400867&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

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Id:300 - (834)
Autor:Fonseca, Angélica Ferreira; Morosini, Márcia Valéria Guimarães Cardoso; Mendonça, Maria Helena Magalhães.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Atenção primária à saúde e o perfil social do trabalhador comunitário em perspectiva histórica^ipt.
Fonte:Trab. educ. saúde;11(03):525-552, set. /dez. 2013. .
Resumo:Em diversos países, e no Brasil em particular, a adoção do enfoque da atenção primária como reordenador de sistemas de saúde tem se consolidado dando destaque ao trabalhador comunitário, no Sistema Único de Saúde (SUS) denominado agente comunitário de saúde. Compreendendo que esse fato tem raízes antigas, este texto, com perspectiva histórica, se desenvolve com base em um exame de documentos e de bibliografia, orientando-se pelo mapeamento de projetos postos em disputa. Na análise, distinguiram-se tensões que perpassaram a configuração de propostas de atenção à saúde com as seguintes características: atuação contínua e vinculação ao território; educação em saúde como estratégia relevante; e conexão entre os serviços de saúde e as populações locais, mediada por um trabalhador que tem nessa função seu principal papel social. Analisam-se também características da constituição do trabalho do agente comunitário de saúde no SUS que representam desafios para a qualificação desses trabalhadores, tendo como parâmetro os direitos associados ao trabalho, a complexidade do trabalho em saúde e o seu papel técnico e político. (AU)^ipt.
Descritores:Atenção Primária à Saúde
Pessoal de Saúde
Centros Comunitários de Saúde
Sistema Único de Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S1981-77462013000300005

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Id:265 - (762)
Autor:Diehl, Eliana Elisabeth.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Contribuição dos agentes indígenas de saúde na atenção diferenciada à saúde dos povos indígenas brasileiros^ipt.
Fonte:Cad. saúde pública;28(05):1-12, maio. 2012. .
Resumo:Os agentes indígenas de saúde (AIS), no Brasil, fazem parte de uma estratégia desenvolvida nas últimas duas décadas para a promoção de um modelo de atenção diferenciada à saúde indígena. Seu papel objetiva atender vários aspectos da política de atenção diferenciada, tais como o elo entre a equipe de saúde e a comunidade, e a mediação entre os saberes médico-científicos e os indígenas. Apesar do aumento significativo dos AIS nos últimos anos, falta ainda uma avaliação sobre suas competências e contribuições para a realização da atenção diferenciada. Este artigo, baseado em pesquisas realizadas pelas autoras e em uma revisão bibliográfica, analisa o papel do AIS por meio da sua incorporação, formação e participação nas equipes de saúde em diferentes contextos no país. Em que pese a importância dada ao papel do AIS, esta análise demonstra um conjunto de ambiguidades e contradições que dificulta o seu desempenho e uma contribuição maior para a atenção diferenciada. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Indígena
Acesso aos Serviços de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Brasil
 História do Século 20
 História do Século 21
Meio Eletrônico:http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2012000500002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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Id:251 - (600)
Autor:Henriques, Maria Adriana; Garcia, Elisa; Bacelar, Madalena.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A perspectiva da enfermagem comunitária na atenção básica em Portugal^ipt.
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;45( n.spe2):1786-1791, 2011. .
Resumo:Portugal, em 2005, iniciou uma reconfiguração dos centros de saúde que nomeou como reforma da atenção básica, com os objectivos de melhorar a acessibilidade, a eficiência, a qualidade e a continuidade dos cuidados e aumentar a satisfação dos profissionais e cidadãos. Foram reorganizados os agrupamentos de centros de saúde e criadas novas tipologias de unidades de cuidados. Paralelamente foi desenvolvido o processo de continuidade de cuidados e a rede nacional de cuidados continuados integrados. As intervenções de enfermagem nos cuidados a pessoas, famílias, grupos e comunidades, na atual reforma, são fundamentais para o seu êxito. Os primeiros relatórios apresentam ainda algumas ineficiências que a actual reforma se propõe melhorar de forma sistemática incidindo na qualidade das boas práticas, no bem estar dos usuarios e a satisfação dos profissionais(AU)^ipt.
Descritores:Atenção Primária à Saúde
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0080-62342011000800026
Localização:BR1273.1

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Id:196 - (528)
Autor:Nogueira, Maria Inês.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:As mudanças na educação médica brasileira em perspectiva: reflexões sobre a emergência de um novo estilo de pensamento^ipt / Changes in brazilian medical education in perspective: reflections on the emergence of a new way of thinking
Fonte:Rev. bras. educ. méd;33(2):[262-270], abr.-jun. 2009. .
Resumo:A formação médica atual encontra-se estruturada a partir de um modelo tecnocientífico. No entanto, na contemporaneidade surgem propostas orientadas por um projeto ético-humanista que tensionam esse modelo com vistas a sua transformação. Neste ensaio, considera-se o Sistema Único de Saúde (SUS) como superfície de emergência de novas demandas que alavancam as transformações requeridas na educação médica brasileira. A proposta estabelecida pelas Diretrizes Curriculares do Ensino Médico de 2001 sugere a inserção precoce do aluno em cenários diversificados de ensino-aprendizagem e enfatiza o papel desempenhado pela atenção básica nesse processo. Entende-se que a instituição de novos cenários de prática, a valorização das dimensões psicossocial e antropológica do adoecer e a incorporação de tecnologias relacionais na formação médica possibilitam uma reorientação do olhar sobre os aspectos subjetivos do adoecimento, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde-doença. Considerando que inovações no processo de trabalho possibilitam mudanças na prática clínica e na produção da atenção à saúde, questiona-se a possibilidade de emergência de um novo estilo de pensamento médico.(AU)^ipt.
Descritores:Educação Médica
Estágio Clínico
Sistema Único de Saúde
Atenção Primária à Saúde
Prática Profissional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000200014



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
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